Estudo comprova benefícios holísticos de retiros espirituais

Destinos holísticos
5 destinos holísticos em São Paulo para quem busca relaxar!
21 de fevereiro de 2018

Estudo comprova benefícios holísticos de retiros espirituais

Retiros

A Positive Health Magazine – Integrated Medicine for the 21st Century estudou os benefícios holístico de retiros e nós vamos compartilhar esse estudo com você.

Essa é uma tradução literal do estudo feito por Kay Zega sobre retiros espirituais, publicado em Maio de 2010, na edição 170 da revista Positive Health.

No meu trabalho como orientadora, multi-terapeuta, especialista em mudança de vida positiva e treinador de desenvolvimento pessoal e espiritual, tomei consciência de um número crescente de pessoas que procuram ajuda – não só em relação à sobrecarga de ansiedade e estresse, mas também quanto ao sentido de identidade.

Homens e mulheres estão lutando com cargas de trabalho impossíveis. Comprometem o orgulho profissional e a autoconfiança, e com ansiedade e confusão associadas às quais complicam seriamente relacionamentos. Eles estão desesperados para dar sentido ao caos e ainda encontram uma dificuldade real para relaxar e desestressar dentro de um ambiente familiar.

Embora não haja panaceia para todos, muitas vezes no meu trabalho vejo que os clientes não tiram nem um final de semana. Muitos dos meus clientes que têm problemas de ansiedade tendem sempre a colocar as necessidades dos outros em primeiro lugar. Também costumam  ter um complexo de culpa sobre terem tempo para relaxar ou se colocarem primeiro. Eles vêem isso como “egoísta” e não como autocuidado.

Nesta coluna, eu exploro uma das maneiras naturais de desligar de toda a loucura que compromete seriamente a saúde emocional, física e mental – ou seja, indo em um retiro.

Mas o que é exatamente um Retiro?

Os retiros oferecem o benefício da retirada física, emocional e psicológica dos estresses e tensões do cotidiano. Uma chance de escapar dos efeitos tóxicos dos ruídos, da sobrecarga de informações, das demandas irrealistas e da ocupação frenética do século XX. Uma chance de desfrutar de um refúgio seguro para começar a recuperar de traumas e curar em todos os níveis.

No retiro, a vida é simples. Todos os aspectos de cada dia permitem que você relaxe em um ambiente calmo com arredores lindos. Muitas vezes com caminhadas e alguma forma de meditação / contemplação silenciosa.  Permitem que você entre em uma parte mais profunda de si mesmo, muitas vezes ignorada. Eles fornecem espaço para recuperar o senso de si, de calma, de sanidade.

Em geral, um retiro envolve ir a um lugar que ofereça privacidade, paz e tranquilidade. Um verdadeiro retiro é menos sobre um lugar do que sobre a energia. Um retiro pessoal pode ser simplesmente através de uma comunhão natural com a natureza em um ambiente bonito e pacífico. No entanto, a maioria das pessoas prefere um retiro organizado.

Retiros existem há séculos, geralmente ligados ao desenvolvimento espiritual e pessoal.

Hoje em dia, vê-se o período de retiro usado em conexão com várias pausas relaxantes. O tipo e a forma do retiro variam puramente religiosos, de meditação budista silenciosa, espirituais em espaços sagrados, artísticas/criativas. Mais aqueles que oferecem oficinas de treinamento, terapias complementares, yoga, meditação, desenvolvimento espiritual, coaching de vida etc.

O mundo corporativo também abraçou o termo, embora os “retiros empresariais”. Tendem a combinar tempo fora do local de trabalho com resolução criativa de problemas e tempo para relaxar, desfrutar de massagens etc.

A popularidade dos retiros de todos os tipos aumenta ano a ano. Mais e mais sentimos a necessidade de escapar temporariamente para um refúgio seguro. Para acalmar nossas mentes falantes, para dar sentido às nossas vidas e às muitas exigências das nossas vidas.

 

Benefícios de um retiro

Os benefícios de se tratar a um retiro são muitos e variados, dependendo do tipo de retiro escolhido. Em geral, eles incluem:

 

  • Maravilhosamente gratificante em muitos níveis

Um retiro pode ser uma experiência que irá mudar a sua vida, fornecendo um verdadeiro tempo para si mesmo. Para se reconectar com seu eu autêntico, para lembrar o que lhe traz alegria e para alcançar a clareza que irá te ajudar a criar os meios para ter essa alegria.

 

  • Refrescante, rejuvenescedor, re-energizante e re-empoderador

Muitas vezes, estamos no limite da nossa resistência quando fazemos uma pausa (e para muitos, feriados com “amados” está longe de ser uma experiência relaxante). Um retiro pode recarregar baterias em muitos níveis e trazer novas idéias para mudanças positivas na vida;

 

  • Relaxamento profundo e paz

Mentalidade plena trazendo benefícios físicos, mentais e emocionais. Também desconectando você de todas as demandas, pressões, etc. de casa que o puxam em tantas direções. É impossível colocar um preço no benefício profundo de ser ajudado a se conectar com a quietude interna e encontrar consolo. A solidão de um retiro pode proporcionar uma pausa nas constantes e incessantes demandas da vida diária. Tempo para refletir, renovar e restaurar. Relaxar a mente é o complemento natural para relaxar o corpo e lidar com estressores do século XXI;

 

  • Uma mudança na percepção com uma perspectiva mais saudável

Depois de um retiro, as pessoas tendem a voltar para suas vidas ocupadas e exigentes com entusiasmo e clareza. Adquirem uma perspectiva nova e mais saudável. Na verdade, um senso de um “eu novo e empoderado” que muda seus relacionamentos com os outros, com a vida e com o mundo;

 

  • Espaço sagrado e conexão espiritual

Quando você experimenta a profunda conexão interna com o Divino dentro de si mesmo, toda a vida faz muito mais sentido e é muito mais divertida!

 

  • Auxílio à recuperação da doença

Os benefícios holísticos de um retiro, especialmente aqueles que incluem terapias complementares, pode ser verdadeiramente terapêutico;

 

  • Habilidades transferíveis

Aqueles que se dedicam a retiros regulares acreditam que os benefícios holísticos que derivam destes são expandidos às suas vidas diárias. Ajudam a obter uma percepção mais clara e uma perspectiva equilibrada, auxiliando a manter a sobrecarga de estresse à distância. Eles aprendem a influenciar o relaxamento saudável sem se sentirem culpados por terem tirado um tempo para si mesmo.

Um retiro pode ser uma experiência maravilhosa, um reforço e um acelerador. Muito pode ser percebido em pouco tempo na percepção de mudança e restabelecer o que realmente importa. No entanto, os benefícios alcançados serão perdidos a menos que você tome medidas em seu retorno em relação ao autocuidado para evitar um retorno do stress cotidiano.

Decisões para melhorar o bem-estar holístico – equilíbrio saudável entre mente, corpo e espírito – (incluindo se tratar ou não de um retiro), são influenciados pela forma como você se valoriza. Pensamentos, emoções e crenças têm um impacto fundamental no nosso bem-estar básico, nosso sistema imunológico e nossos mecanismos de cura inatos.

 

Conclusão

Nós todos somos únicos, com preferências e necessidades individuais. Não há um retiro que possa ajudar a todos igualmente. E de fato, um retiro como forma de relaxar, desestressar e ganhar equilíbrio pode não ter apelo para todos. No entanto, após ler essa matéria, você pode ficar mais propício a experimentar os encantos de um retiro para si mesmo. Desejo que você tenha alegria em fazer isso e que tenha todos os benefícios holísticos que um retiro pode proporcionar.

Fonte: http://bit.ly/1SaJV7y

2 Comentários

  1. www.icsi.edu disse:

    Hey! I could have sworn I’ve been to this blog before but after checking through some of the post I realized it’s new to me.
    Anyhow, I’m definitely delighted I found it and I’ll
    be book-marking and checking back frequently! http://www.icsi.edu/capitalmarketweek/UserProfile/tabid/4706/userId/1983424/Default.aspx

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *