Ginástica Holística: Uma nova forma de cuidar do corpo.

Exercícios são principal diferencial na escolha de turistas
Exercícios físicos são diferencial na escolha de turistas por destinos.
21 de fevereiro de 2018
Destinos holísticos
5 destinos holísticos em São Paulo para quem busca relaxar!
21 de fevereiro de 2018

Ginástica Holística: Uma nova forma de cuidar do corpo.

Ginástica Holística

Dentre os benefícios dessa ginástica estão a correção da postura e cura de dores de coluna, a melhora do sono e o alívio para angústias emocionais.

A Ginástica Holística foi criada pela médica e fisioterapeuta alemã Dra. Lily Enrenfried, no século XX. Enquanto estava refugiada na França e sem poder exercer a medicina, ela estudou os movimentos do corpo humano e desenvolveu um método que permite orientar, prevenir e tratar diferentes patologias, melhorando o rendimento do corpo.

A ginástica holística é um método de trabalho corporal baseado em movimentos de baixo impacto, atuando nos níveis preventivo, terapêutico e pedagógico. Uma terapia alternativa ao RPG, desenvolve a consciência corporal a partir de exercícios realizados com a orientação de um professor. É necessário continuidade, pelo menos uma vez por semana, sendo que no restante você repete os movimentos em casa, sozinho, seguindo o programa instruído.

O método trabalha com reeducação postural, assim como o RPG. A ginástica holística trata a dor eliminando a causa, a partir de mais de 800 movimentos globais, levando em consideração a anatomia, fisiologia e biomecânica humana. Esses movimentos proporcionam a adequação do tônus muscular, melhora da respiração e equilíbrio corporal. Com o mínimo de três meses de terapia para melhores resultados, qualquer pessoa pode usufruir dessa ginástica. É necessário buscar um profissional qualificado e especializado.

Muito usado para o tratamento de lesões como hérnias de disco, lesões nas articulações, dores nas costas e distensões musculares. Além do processo de cura dessas lesões, há também o fortalecimento dos músculos. Busca-se o alinhamento do corpo através do fortalecimento da musculatura profunda.

A dinâmica das aulas

As aulas são feitas em grupo, de no máximo 12 alunos por sala. Todos realizam os mesmos movimentos respeitado seus limites e aprendendo a adaptá-los aos novos exercícios. Há semelhanças com o pilates, por exemplo. Porém um grande diferencial da ginástica holística é que os exercícios podem ser reproduzidos em casa.

A consciência do próprio corpo é de extrema importância. Isso permite identificar os hábitos que acabam nos prejudicando. Posturas inadequadas, sobrecargas desnecessárias e desalinhamentos do corpo são alguns dos exemplos do que acontece com o nosso corpo e nós nem percebemos.

Junto com o bem estar corporal vem o bem estar mental. É impossível desconectar um do outro. Ao manter um corpo saudável e bem cuidado, criamos uma base fundamental para que sua mente também possa se curar. Isso auxilia problemas emocionais, muitas vezes causados por dores que podem ser tratadas.

Essa é uma forma alternativa de cuidar do próprio corpo. Não só apenas de áreas pontuais, mas nele como um todo, incluindo o lado emocional e mental, essencial para uma vida balanceada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *